Caixa de Música
José Vasco Carvalho

Ficha Técnica:

Sistemas Móveis Software Realidade Aumentada:

Esta é a primeira escultura identificada por nós  que usa a realidade aumentada de origem no desenvolvimento de um projeto de Arte Pública .
Nesta escultura foram usados dois tipos de softwares diferentes.
Para o desenvolvimento da realidade aumentada foi usado o Junaio um browser de realidade aumentada que permite  desenvolvimento de programação.
Foi programado um canal ativado por um QR code que, através do reconhecimento de imagem permite ao browser de realidade aumentada reconhecer sete posições distintas da escultura.
Ao reconhecer estas posições o browser inicia em alfa channel sobre a escultura um vídeo foto realista onde se vê a escultura que temos em frente a funcionar.
O Junaio sendo um formato proprietário permite o uso eficaz na maioria dos em sistemas operativos disponíveis no mercado.
Para os conteúdos audiovisuais da peça foi usado o programa Maya que construiu

os conteúdos visuais em 3D, e o Pro Tools para a produção dos  conteúdos áudio.
O conteúdo multimédia proposto e o de 7 vídeos de animação foto realista com a escultura em funcionamento com um excerto  da 9ª Sinfonia de Beethoven cuja pauta está representada na calçada em frente à escultura.

Escultura:
O esqueleto da peça é constituído por três elementos ligados que compõem a representação de uma caixa de música.
A escolha do acabamento exterior da peça em ferro lacado apresenta garantias de perenidade e a posição da peça permite um impacto mínimo para garantir a consolidação da peça no espaço sem problemas de segurança que poderiam estar relacionados com a sua dimensão.
A cor vermelha no manípulo contribui para diferenciar a forma e realçar o conjunto sem se impor em demasia.
A peça no seu conjunto ocupará 250cm de Largura, 210cm de comprimento por 20cm de altura.
Dividindo a peça em três partes manipulo, cilindro/rolo e placa de som:
O manipulo tem 335cm de comprimento total, sendo que na horizontal tem 65cm e 270cm na vertical, o diâmetro do tubo global é de 20cm sendo que no manipulo vermelho tem 28cm de diâmetro.
A segunda parte Rolo/Cilindro tem 210cm de comprimento por 1 metro de diâmetro máximo.
A placa de som tem 190cm de comprimento por 140cm de largura e uma espessura de 5cm.
A sustentação de toda a peça é feita através do uso de betão a 50cm de profundidade o que permite a sustentação integral dos três elementos.